Pesquisa personalizada

sexta-feira, 13 de março de 2009

Vendas de marcas da GM caem na Europa



As marcas Opel, Vauxhall e Saab da GM têm queda de mais de 50% no Velho Continente


A crise mundial não para de trazer más notícias para a montadora norte americana General Motors. No mês passado, as três marcas da empresa difundidas na Europa tiveram queda de até 54% na venda de veículos novos.
A Opel e a Vauxhall apresentaram perdas no faturamento de 21,9% sendo a Saab a grande “campeã” com 54,1% de perda no segundo mês de 2009. Com isso, a GM vendeu 70.590 carros sendo que a Saab, localizada na Suécia, comercializou apenas 2.205 veículos.
Aliás, a marca sueca já está com proteção judicial contra credores e a General Motors já deixou claro que não pode mais arcar com as perdas da Saab.
Essa grande queda na Europa corrobora com os resultados obtidos na casa da montadora. Semana passada, dia 3, foi divulgado um relatório evidenciando que as vendas caíram 53,1% em fevereiro.

Situação complicada para as montadoras

Montadoras que vendem carros na União Européia também apresentaram perdas nas vendas no mesmo período. A Volkswagen teve queda de 6,2%, a Ford teve redução de 8,6%, e a Fiat ficou atrás somente da General Motors, já que suas vendas caíram 18,6%.
Nos EUA, a japonesa Toyota amargou 39,8% de queda enquanto a Volkswagen teve um dano de 17,5%. A Ford apresentou um resultado 49,5% menor no mês de fevereiro em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa 97.010 veículos à menos no mercado em 2009, mesmo assim é a única gigante americana que ainda não pediu auxílio ao Governo. GM E Chrysler já receberam bilhões na tentativa de recupera-las.

Crise no Roda Viva

O presidente da General Motors do Brasil e também no Mercosul, Jaime Ardila, será o entrevistado do programa Roda Viva na Cultura dessa segunda-feira, dia 16, às 22 horas. Entre os assuntos serão relatados sobre a crise das montadoras e os novos veículos compactos da empresa que sairão aqui no país, a linha “Viva”.

Nenhum comentário: